LIVRO "A SÍNDROME DE LÚCIFER"
ESTE BLOG VISA ABORDAR A QUESTÃO RELIGIOSA FAZENDO CONEXÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: PSICOLOGIA, TEOLOGIA, FILOSOFIA, LITERATURA, ARTES, BIOQUÍMICA ETC...
Translate
terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
A CEGUEIRA DE MUITOS CRENTES!
CEGUEIRA ESPIRITUAL
A auto-crítica é um dos pré-requisitos para o crescimento espiritual. Algumas pessoas quando assumem funções de destaque nas suas igrejas, em virtude da busca de fazer o melhor no corpo de Cristo , se esquecem da sua devoção diária e de uma auto-análise também constante.
"Vigiai e orai para que não entreis em tentação." Mt 26:41
O perigo é real! A vida eclesiástica é fascinante, pois a pessoa vê o Senhor a usando poderosamente, palavras saem da sua boca, como um turbilhão de conhecimento e coerência, vidas se rendem aos pés do Senhor, muitos são edificados. É neste momento que devemos ter mais cuidado, pois diante da manifestação do poder de Deus através do líder, pode se perder o foco. Os perigos que podem acontecer:
- Ativismo- a pessoa fica tão envolvida por mensagens, visitas, testemunhos, cultos... que não tem tempo mais para a família e para si. No início tudo é novidade, mas depois de um tempo acontece o esfriamento da fé, e a rotina como algo terrível na vida espiritual.
- Vaidade- se acha o melhor, o instrumento de Deus, o que sabe a Palavra, o que tem o dom de cura etc... quem assim age, fica cego pelo poder e também pela ganância-"Síndrome de Satanás".
- Extremamente piedoso- começa a ter uma visão de que tudo ou é manifestação de Deus ou do mal, esquecendo-se que o homem é responsável pela maioria das ações que acontecem. Nem tudo é manifestação sobrenatural, mas natural e humana. Quem assim procede perde o foco do trabalho que tem com as pessoas (humanas).

Poderia falar de muitas vertentes de cegueira dentro da obra da igreja, mas creio que estas três nos fazem repensar a nossa trajetória e tomar cuidado com o que fazemos, deixamos de fazer e impedimos que façam. Somos chamados para levar a Boa Nova de Salvação para todos, sem um ativismo exagerado- não tendo tempo para o que é essencial , nossa família e nossa vida espiritual. Não podemos permitir que a vaidade nos cegue, impedindo uma maior atuação do Senhor e nos tornando escravos do poder e da riqueza. nem uma postura extremamente piedosa nos alienando do mundo em que fomos colocados como sal e luz da terra.
Vivamos em sintonia com o Senhor, tendo conhecimento do mundo em que habitamos e amando a todos.
Marcelo Vale
O HOMEM FEITO DA TERRA!
ADÃO FEITO DA ADAMAH.
Os relatos bíblicos da criação do mundo e do homem, em Gênesis tem nuances por demais interessantes, pois enquanto todo o resto foi criado do nada- creatio ex nihil; o homem foi criado de algo pré-existente: a terra! O que isto tem a nos ensinar e o que o escritor primevo tentou passar?! Para respondermos a esta pergunta precisamos nos debruçar no texto bíblico para o entender :
- Temos duas narrativas da criação- Gn 1,1-2,4a e Gn 2,4b-25. Não vamos nos aprofundar nas diferenças entre elas, mas focar na criação do homem. Enquanto na primeira narra a criação do homem e da mulher no sexto dia, mostrando a ápice da criação (Gn 1:27-28), tendo a missão de domina-la. Na segunda, contudo, o homem é criado quando não havia nem jardim (Gn 2;7);
- Na primeira narrativa vemos Deus criando o homem e a mulher, passando uma idéia de simultaneidade, na segunda criou o homem e após criar todos os animais criou a mulher ... "para o homem não se achava uma auxiliar que lhe fosse idônea. " (Gn 2:20-22)
Essas duas narrativas existem porque o autor, além de ser guiado por Deus (Revelação) encontrou estes dois relatos da criação e os colocou, sem fazer montagem, mas mostrando duas leituras de um mesmo evento. A primeira o homem como o auge da criação a segunda como o lavrador, o cuidador da criação.
Um ponto importante que não podemos nos esquecer nunca, é a inter-relação do homem com a terra, na primeira sendo criado para cuidar da criação e dominá-la na segunda - tendo sua origem, estrutura, a terra, adamah; criado a partir do barro.
A relação do homem com a criação de Deus é íntima, a destruição do planeta é a destruição da raça humana, ele não vive sem a terra e ela precisa dele para a sua plenificação.
Uma teologia da natureza, que analisasse a conjuntura da vida no planeta e das relações dos homens entre si , com a vida e a biodiversidade, e com Deus é imprescindível para gerarmos consciência e transformação de comportamentos no mundo.
Somos "Adãos" saídos da terra, sem ela inexistiríamos!
Marcelo Vale
Bibliografia:
- http://wesley-conde.blogspot.com.br/2008/02/homem-e-mundo-segundo-narrativa-da.html - Site que faz uma abordagem das duas narrativas da criação, sob a ótica exegética.
- https://teologiabiblica.wordpress.com/2008/04/23/as-tradicoes-literarias-do-pentateuco-a-javista/ - Faz uma abordagem das tradições orais do Pentateuco.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
ENTREVISTA COM O TEÓLOGO PAUL TILLICH - UMA RARIDADE! (EM PRETO E BRANCO)
PAUL TILLICH PROPÕE UM DIÁLOGO DA TEOLOGIA COM OUTRAS CIÊNCIAS- A TEOLOGIA DA CORRELAÇÃO.
A NECESSIDADE DA TEOLOGIA CONVERSAR COM OUTRAS CIÊNCIAS.
TEOLOGIA DIALOGANDO COM AS DEMAIS CIÊNCIAS.
Vivemos uma época tão estranha dentro da Igreja, que quando se fala de teologia, muitos líderes retrucam que : "Na minha Igreja não tem teologia , mas o Espírito Santo falando diretamente com o homem, teologia afasta o homem da verdadeira espiritualidade!?" Permita-me chamar de "santa ignorância"! O Deus a quem amamos e servimos é um ser inteligente e quando nos criou dotou-nos desta faculdade- imago Dei; pensar e refletir, seja no caminho da teologia sistemática ou da exegese, buscar um aprofundamento na grandeza da Palavra e no nosso Senhor. A fé cristã não é irracional, transcende o racional, é inteligente, importante pesquisar e se aprofundar sempre!
Um grave perigo que uma ciência- considero a teologia uma ciência; possui é tentar explicar tudo dentro do seu âmbito de estudo, o que é impossível. É necessário um diálogo com as várias áreas do conhecimento humano- psicologia, neurologia, linguística, história, arqueologia, psiquiatria, física quântica etc. A teologia e o arcabouço de conhecimento que a Igreja possui, precisa ser lida, e relida a partir de conhecimentos novos que o homem descobriu. Nunca modificar a Palavra, mas reler, ter novas compreensões da espiritualidade e das Escrituras.
Na Idade Média atribuía-se a epilepsia a possessão demoníaca, hoje sabe-se que usando determinado medicamento a pessoa não tem convulsão- aprisionou-se o diabo com remédio?! Certamente que não! Nem tudo é fruto do mal, mas também resultado de problemas orgânicos! Se a origem do problema orgânico é o afastamento do homem com o seu Criador, neste caso entramos em outra discussão, que precisa de aprofundamento racional...
Um líder religioso, precisa de além de muita espiritualidade, mas de um conhecimento amplo, onde possa cada vez mais compreender a ação do nosso Deus Soberano, na sua criação e principalmente no comportamento humano e no seu ambiente.
Não é mais admissível que o irracionalismo medieval seja a maioria da Igreja no Brasil e em outros países, a fé tem o seu lado inteligente, que leva o homem a liberdade, a paz e a felicidade.
"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oseias 6:3
Marcelo Vale e Monique Martinez
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
CHEGAMOS A 2000 VISUALIZAÇÕES!
2000 VISUALIZAÇÕES!
Obrigado por todos que participam de alguma forma do blog, muito obrigado, atingimos esta marca em menos de 15 dias! Que este meio seja, instrumento de reflexão, libertação e comunhão. Precisamos parar de imaginar a Bíblia como um livro mágico, e sim como Vivo, fingir uma espiritualidade que não se tem!
Ser cristão é ser inteiro- pleno, real...buscando cada vez mais se aprimorar no amor verdadeiro.
O PERIGO DE UMA DUPLA PERSONALIDADE NA IGREJA.
DUPLA PERSONALIDADE.
Lembro-me de uma história bem comum nas Igrejas. Um filho chega para o pai e fala: "Pai vamos morar na Igreja!" O pai surpreso pergunta: "Por que?" o filho responde: "Porque aqui o Sr é tão bonzinho!" Esta história mostra algumas nuances muito preocupante:
- O filho reconhece um duplo comportamento do pai;
- Esta dupla personalidade do pai tem algumas características, a primeira o filho não gosta, talvez o pai seja indiferente ou muito irritado, a segunda amiga, atenciosa.
- Da mesma forma que nesta história o filho viu esta faceta outras pessoas também percebem, embora não de imediato, mas com o tempo.
- Quando a sociedade percebe estes dois lados- " o médico e o monstro"- começam a taxá-lo de hipócrita!
O que nos faz refletir neste texto é por que uma pessoa tem estas facetas em sua personalidade, por que assume uma dupla ou tripla personalidade: no trabalho, na família, na Igreja?
Podemos inicialmente imaginar que a necessidade de aceitação, ou a busca de se ter uma auto-imagem condizente com o que se desejava- projeta-se uma imagem ideal diferente da real, numa forma de se enganar, de que é uma pessoa amável, perdoadora e amiga, quando na verdade não aconteceu a reforma íntima à chegar neste patamar.

Outra forma de entender seria uma patologia: "Transtorno Dissociativo de Personalidade"1 . A pessoas possui múltiplas personalidades, a origem pode estar relacionada a fatores da infância, um trauma muito severo que gerou esta fratura - abuso, violência, abandono. Esta pessoa vai buscar espaços onde possa vivenciar isto sem muito perigo de se expor. A situação é tão séria que ela não identifica que tem esta patologia- sua auto-imagem foi afetada- acredita de fato que é uma pessoa sã. Quando o caso é mais severo pode ter amnésia da outra personalidade.

A terceira e não menos grave é quando a pessoa tem traços de psicopatia-sádica e se transforma como forma de torturar a sua família e os outros ao seu redor. É um na Igreja (consciente) , outro em casa ( às vezes o oposto) fazendo a família ficar enferma, torturando psicologicamente os filhos e a esposa e usando a Bíblia como instrumento de manipulação e tortura. Infelizmente este último tipo conheci em alguns líderes - "excelentes pastores e pregadores"-péssimos pais e esposos! Além de possuir este transtorno, também sádicos, que sentiam prazer em ver os outros sofrendo! Lamentável e preocupante!
A Igreja e a sua liderança precisa ficar atenta, pois indivíduos como este, pode levar outros ao mesmo tipo de comportamento, caso seja detectado alguém assim, o pastor ou a liderança precisa conversar e propor aconselhamento familiar e muitas vezes apoio médico.
O Palavra nos diz: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
É melhor ser um cristão marcado por erros , mas com o intuito e desejo de melhorar do que um santarrão que não quer mudar!
Sei que esta palavra não é tranquila, causa inquietação, mas precisamos parar de colocar venda nos olhos e agir de forma contundente gerando transformação e vida, uma das características do Corpo de Cristo a ação terapêutica!
Um abraço
Marcelo Vale
Vídeo que aborda este problema com a psicóloga clínica portuguesa Sílvia Silva.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
TEMPO E ESPIRITUALIDADE!
O TEMPO!
Lembro-me que ficava fascinado quando via o seriado "Túnel do Tempo" era passado nos anos 70 na TV brasileira e eu pequeno ficava a imaginar se seria possível? A teoria da relatividade de Einstein em que abordava a questão da velocidade, energia e o tempo eu não conhecia, nem a maioria da população, mas era fascinante imaginar a possibilidade de ver o futuro e o passado!
Será que a viagem no tempo é possível? É possível ver o futuro, vivenciar o passado, mudar o futuro?
"Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia." 2 Pedro 3:8
Para Deus não existe a relação de cronologia de tempo, " um dia como mil anos", ele faz uso do tempo como a sua Soberania aprouver, Ele é Senhor nada o condiciona ou o prende! Tendo esta percepção podemos entender algumas questões:
- O Profetismo, tem a missão de denunciar o que acontece e as consequências da desobediência ao Senhor! Também tem a função de mostrar que caso não haja arrependimento, vão acontecer algumas coisas, ou seja o nosso Deus mostra o futuro que não esta fechado, é resultado das ações do presente de um povo, de uma pessoa, de um rei. Ap 2:5- "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." Um exemplo nesta carta a Igreja em Éfeso, é se não se arrepender acontecerá isto ou aquilo, mas se arrepender, "se alimentará da árvore da vida" (Ap 2:7) . O futuro não está fechado;
- Algumas vezes o Senhor mostra visualmente aos seus servos o futuro, exemplos temos no livro de Apocalipse e o Apóstolo João preso na ilha de Patmos- ele viu; Ap 4:1-2 -"Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer;E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
- É possível de acordo com as Escrituras ser arrebatado em espírito Ez 37 e Ap 4 e outros textos, é importante ressaltar Ezequiel, pois é antes da vinda do Espírito Santo- que nos capacita hoje cada vez mais a agirmos de acordo com a Sua vontade, pois o temos dentro de nós. Ele se comunica , orienta e ensina os seus servos em todo o conhecimento! (Jo 14:26)

Abordei todos estes pontos para refletirmos sobre o tempo e o homem- se estamos condicionados a ele, vivemos escravo do mesmo, o passado é imutável e o futuro ainda não existe- contudo esta não é a realidade de Deus. O Senhor tudo pode, e muitas vezes mostra aos seus servos, a consequência do pecado - o futuro, caso não haja arrependimento; e se houver arrependimento, o que ganharão, como fruto de suas ações. Podemos ser usados como e quando o nosso Deus quiser, não somos preso ao tempo, mas instrumentos de transformação do tempo.
Marcelo Vale
obs- O primeiro episódio do filme "o Túnel do Tempo" divirtam-se!
obs- O primeiro episódio do filme "o Túnel do Tempo" divirtam-se!
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
FÉ E CIÊNCIA.
NÃO EXISTE ANTAGONISMO ENTRE FÉ E CIÊNCIA!
Gosto muito dos livros de Humberto Eco, pois além de um escritor muito bom, nos faz ver que nem tudo é o que aparenta, característica de um bom semiologista- ciência que estuda os símbolos. Quando li "O Nome da Rosa" fiquei me indagando porque este nome para um texto que abordava a Idade Média, assassinatos e uma biblioteca dentro de um mosteiro. E pesquisando descobri que a rosa era a biblioteca 1 dentro do mosteiro, ou seja, este livro mostra a luta entre uma fé irracional versus o conhecimento. A fé ou religiosidade cega- interessante que a pessoa que se intitula protetora da sã doutrina é cega no livro; não é a fé salvadora, pois esta é tolerante e inabalável. Muitos objetarão que a fé sempre é libertadora e expressão maior do contato que o homem tem com Deus, e discordando vou aos compêndios teológicos que mostram que a fé pode ter várias roupagens:
- "Fé histórica:- Expressa a idéia de que esta fé aceita as verdades das Escrituras como uma pessoa poderia aceitar um relato histórico. Esta fé pode ser resultado da tradição, da educação, da opinião pública. Pode ser muito ortodoxa e escriturística, mas não está arraigada no coração. É uma fides humana e não uma fides divina;
- Fé miraculosa- "A fé miraculosa , é a persuasão produzida na mente da pessoa de que um milagre será realizado por ela ou em favor dela;
- Fé temporal- É chamada de fé temporária porque não se mantem nos dias de provação e perseguição. Os que possuem esta fé , usualmente acreditam que tem a fé verdadeira. Talvez pudéssemos chama-la de fé imaginária, aparentemente genuína, mas de caráter evanescente;
- Verdadeira fé salvadora- Tem sua sede no coração e suas raízes na vida regenerada. Esta fé não é primeiramente uma atividade humana, mas produzida por Deus no coração do pecador. "(Teologia Sistemática de Louis Berkhof p 497-499 2)
A luta entre a irracionalidade que chamavam de fé e o conhecimento humano é tema recorrente seja no livro de Humberto Eco -" O Nome da Rosa", e outros escritos. Em nome da fé mataram-se bruxas , por simplesmente terem uma conduta pessoal ou conhecimento de ervas- fármaco; que a maioria não possuía. Obrigaram o homem a se curvar diante de posições como a Terra centro do Universo, embora muitos cientistas soubessem que o sol é o centro do sistema e o nosso planeta gira em torno dele.
Fé não é sinônimo de ignorância nem de irracionalidade. Negar descobertas arqueológicas, descobertas do cérebro humano, da física quântica, colocando como fruto do pecado e do mal é agir
como a Igreja na Idade Média- irracional, cruel, manipuladora e mentirosa.
como a Igreja na Idade Média- irracional, cruel, manipuladora e mentirosa.
Não devemos ter medo do que já descobrimos e vamos descobrir. A Bíblia continua tendo a Palavra de Deus e vai continuar a transformar vidas e corações, o que vamos ter é uma fé mais lógica em que os homens podem ler, entender, adorando a um Deus que tudo criou, que fez com tanto esmero, amor e que ainda temos muito a descortinar. "Sola fides- credum ut intelegum." A DEUS TODA GLÓRIA!
Marcelo Vale
Coloquei o filme completo "O Nome da Rosa" para quem ainda não o conhece. Vale a pena!
Coloquei o filme completo "O Nome da Rosa" para quem ainda não o conhece. Vale a pena!
BIBLIOGRAFIA
- http://magisterandre.blogspot.com.br/2012/02/resumo-do-livro-o-nome-da-rosa.html - Site que analisa o porquê de chamar o livro: "O Nome da Rosa."
- http://www.iglesiareformada.com/BerkhofTeologiaSistematica.pdf - Teologia Sistemática de Louis Berkhof em PDF.
- https://www.youtube.com/watch?v=0pkxwsNat4Y- Filme completo "O Nome da Rosa."
- https://universobh.files.wordpress.com/2013/01/o-nome-da-rosa.pdf - Livro "O Nome da Rosa" em PDF.
- http://www.pucpr.br/arquivosUpload/1237436911336151755.pdf - Sete ensaios realizados pela PUC do Paraná sobre Ciência e Fé, textos acadêmicos muito bons para pesquisas e reflexões.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
O DEUS BRASILEIRO É MOLOC QUE DEVORA SEUS FILHOS
O Deus brasileiro é Moloc que devora seus filhos.
Diz-se que Deus é brasileiro, não o Deus da ternura dos humildes mas o Moloc dos amonitas que devora seus filhos. Somos um dos países mais desiguais, injustos e violentos do mundo. Teologicamente vivemos numa situação de pecado social e estrutural em contradição com o projeto de Deus. Basta considerar o que ocorreu nos presídios de Manaus, Rondônia e Roraima. É pura barbárie: a fúria decapita, fura os olhos e arranca o coração.
Não há uma violência no Brasil. Estamos assentados sobre estruturas histórico-sociais violentas, vindas do genocídio indígena, do colonialismo humilhante e do escravagismo desumano. Não há como superar estas estruturas sem antes superar esta tradição nefasta.
Como fazê-lo? Esse é um desafio que demanda uma transformação colossal de nossas relações sociais. Será ainda possível ou estamos condenados a sermos um país pária? Vejo ser possível à condição de seguirmos estes dois caminhos, entre outros, elaborados a partir de baixo: a gestação de um povo a partir dos movimentos sociais e a instauração de uma democracia social de base popular.
A gestação de um povo: os que nos colonizaram não vinham para criar uma nação, para fundar uma empresa comercial a fim de enricar rapidamente, tornar-se fidalgos (filhos de algo), regressar a Portugal e desfrutar da riqueza acumulada. Submeteram primeiro os índios e depois introduziram os negros africanos como mão-de-obra escrava. Criou-se aqui uma massa humana dominada pelas elites, humilhada e desprezada até os dias atuais.
Abstraindo das revoltas anteriores, a partir dos anos 30 do século passado houve uma virada histórica. Surgiram os sindicatos e os mais variados movimentos sociais. Em seu seio foram surgindo atores sociais conscientes, críticos, com vontade de modificar a realidade social e de gestar as sementes de uma sociedade mais participativa e democrática.
A articulação dessas associações gerou o movimento popular brasileiro. Ele está fazendo da massa um povo organizado que não existia antes como povo mas que agora está nascendo. Ele obriga a sociedade política e escutá-lo, a negociar, e destarte a diminuir os níveis de violência estrutural.
A criação de uma democracia social, de base popular: possuímos uma democracia representativa de baixíssima intensidade, cheia de vícios políticos, corrupta com representantes eleitos, em geral, pelas grandes empresas cujos interesses representam.
Mas em contrapartida, como fruto da organização popular já se produziram partidos populares ou segmentos de partidos progressistas e até liberais-burgueses ou tradicionalmente de esquerda que postulam reformas profundas na sociedade e visam a conquistar o poder de Estado, seja municipal, estadual ou federal.
Essa democracia participativa se baseia, fundamentalmente, nestes quatro pés, com os de uma mesa.
- participação a mais ampla possível de todos, de baixo para cima, de tal sorte que cada um possa se entender como cidadão ativo;
- igualdade, que resulta dos graus de participação; ela confere ao cidadão mais chances de viver melhor. Em face das desigualdades subsistentes, deve vigorar a solidariedade social;
- respeito às diferenças de toda ordem; por isso, uma sociedade democrática deve ser pluralista, multiétnica, pluri-religiosa e com vários tipos de propriedade;
- valorização da subjetividade humana – o ser humano não é apenas um ator social, é uma pessoa, com sua visão de mundo e que cultiva valores de cooperação e solidariedade que humanizam as instituições e as estruturas sociais.
Esta mesa, entretanto, está assentada sobre uma base, sem a qual ela não se sustenta: uma nova relação para com a natureza e para com a Terra, nossa Casa Comum como enfatiza a encíclica ecológica do Papa Francisco. Em outras palavras, esta democracia deverá incorporar o momento ecológico, fundado num outro paradigma. O vigente, centrado no poder e da dominação em função da acumulação ilimitada, encontrou uma fronteira insuperável: os limites da Terra e de seus bens e serviços não renováveis. Uma Terra limitada não suporta um projeto ilimitado de crescimento. Por forçar estes limites, assistimos ao aquecimento global e aos eventos extremos vividos neste ano de 2017 com neves em toda a Europa que não ocorriam há cem anos.
Esta consciência dos limites que cresce mais e mais, nos obriga a pensar num novo paradigma de produção, de consumo e de repartição dos recursos escassos entre os humanos e também com a comunidade de vida ( a flora e a fauna que também são criadas pela Terra e que precisam de seus nutrientes). Aqui entram os valores do cuidado, da corresponsabilidade e da solidariedade de todos com todos, sem os quais o projeto jamais prosperará.
A partir destas premissas podemos pensar na superação de nossas estruturas sociais violentas. O resto é tapeação de mudança para que nada mude.
Leonardo Boff é articulista do JB on line e escritor.
Texto retirado do blog do autor.
Texto retirado do blog do autor.
BRINCARAM COM O POVO BRASILEIRO!
ESTADO DE BARBÁRIE!
Faço esta postagem extremamente preocupado com o que está acontecendo com o estado do Espírito Santo, pois o que estamos vendo é uma total falta de leis e controle social, pessoas que normalmente teriam um comportamento tranquilo, agora, diante da oportunidade, participando de saques e arrastões! Barbárie! E pela característica do povo brasileiro- mimetismo; existem condições esta situação se alastrar pelo Brasil, comprometendo a soberania nacional!
O que aconteceu com o nosso povo para chegarmos a este ponto?! Temos alguns fatores:
- Um dos princípios para se ter uma sociedade é o pacto social, tão estudado pelos pensadores do nosso país, em Hobbes, Locke e Rousseau. Todos eles, independente de como o pacto atuaria, e de que forma, concordavam que o princípio fundamental para existir uma sociedade é o "RESPEITO À VIDA!" Isto não está acontecendo no Brasil há décadas, mata-se mais do que em guerras. São tantos assassinatos que a polícia não tem condições de fazer uma apuração mais consistente, levando a uma sensação de impunidade!
- A falta de estruturas mínimas para uma vida segura e tranquila em sociedade. A população mais pobre- a maioria, pois a mais rica paga por tudo isto- não tem uma saúde mínima, faz exames e morre sem saber o que se tem, não tem uma habitação digna, em que possa guardar a proteger a sua família, as forças de segurança- polícias e guardas municipais; são extremamente truculentas com a população mais pobre onde direitos mínimos não são respeitados- invadem casas, fazem revistas sem autorização judicial e se alguém reclama é agredido e preso; atiram em meio a multidão, se atingir um inocente, foi uma vítima acidental, a famosa bala perdida. O Estado age como Moloc, como descreveu muito bem Leonardo Boff 1- demônio amonita que devorava crianças; que devora os seus filhos! O ESTADO BRASILEIRO DEVORA OS SEUS FILHOS!
- Desemprego em massa, a mídia coloca como 12 milhões, acredito que chegamos a 15 ou 17 milhões ou mais de pessoas desempregadas, aumentando a pressão social, já dizia minha avó- "Casa que não tem pão, todos brigam e ninguém tem razão!"
- Por termos uma educação informativa 2 e não formadora, Não foi gerado a reprodução simbólica- de valores, de símbolos, de culturas; criando uma população sem pátria, sem amor, sem valores internalizados. Com isto a ética é a de ocasião, onde " a oportunidade faz o ladrão", quando não se tem valores internalizados tudo se pode fazer, e não há culpas nem freios psicológicos, pois não há parâmetros de comparação internos.
- A grave crise política do País. Os políticos profissionais, vivem numa ilha da fantasia, tratando de temas que sempre tem interesses políticos ou de capital por trás, o povo é visto como massa de manobra, para legitimar as decisões. Não é um governo do povo, nem para o povo nem pelo povo, o que fala mais alto- por ele não ter esclarecimento político e cultural; é o dinheiro. Um povo escravizado em suas consciências! Com isto roubam, mentem, matam, pelo poder! Quando existe um descompasso entre as necessidades do povo e os seus dirigentes, acontece como na Revolução Francesa, quando diante do Palácio de Versalhes o povo tentava invadir e Maria Antonieta perguntou o que eles queriam, e uma de suas criadas respondeu que queriam pão e ela numa total alienação respondeu: "dê-lhes brioches!" Custou a cabeça da corte Francesa!
Não desejava ser alarmista, mas diante de fatos tão graves como estamos vendo no Espírito Santo, que tem risco de se espalhar pelo país, precisava fazer estas colocações. Contudo, o que fazer?
- Convocação imediata dos oficiais superiores da Polícia Militar para colocarem as tropas nas ruas e terminarem o aquartelamento sob pena de serem julgados de acordo com o Código Penal Militar:
Motim.
Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados:
I – agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la;
II – recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando
violência;
III - assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em
comum, contra superior;
IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou
dependência de qualquer deles, hangar, aeródromo ou aeronave, navio ou viatura militar, o
utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ação militar, ou
prática de violência, em desobediência a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da
disciplina militar:
Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito), com aumento de 1/3 (um terço) para os cabeças.
Revolta.
Parágrafo único. Se os agentes estavam armados:
Pena – reclusão, de 8 (oito) a 20 (vinte) anos, com aumento de 1/3 para os cabeças.

- Enviar um projeto de Lei do Executivo Estadual acabando com a estabilidade do militares da Polícia Militar.
- Convocação dos reservistas do Espírito Santo de 2015 e 2016 para se apresentarem nas unidades que serviram, preparação mínima de 3 dias para se ambientarem as novas atribuições sempre sob a supervisão de um oficial ou sargento.
- Após aprovada o término da estabilidade de emprego dos militares da PM , exoneração de todos da Polícia Militar, prisão dos oficiais, indiciamento de todos os policiais militares de acordo com o Código Penal Militar.
- Colocação dos reservistas para patrulhamento das ruas, sempre sob a supervisão de um oficial ou sargento, para coibir o vandalismo e a violência, concomitantemente ter cursos de capacitação.
- Posteriormente após o término da ameaça iminente, fazer a seleção através do curso que fizerem, só os melhores ficam!
Esta é uma proposta de ação , diante de tanta desfaçatez e crise! A situação do Espírito Santo mostra como está o nosso país, precisamos agir rápido, caso contrário, poderemos ser uma nova Síria!
Marcelo Vale
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
CULTO NO LAR- SEGUNDA IGREJA BATISTA DE CAMPOS- 07/02/2017
CULTO NA SEGUNDA IGREJA BATISTA DE CAMPOS
OBRIGADO PELAS 1000 VISUALIZAÇÕES
OBRIGADO PELAS 1000 VISUALIZAÇÕES , QUE POSSAMOS CADA VEZ MAIS FAZER UM BLOG QUE GERE REFLEXÃO NA IGREJA!
IGREJA E O FETICHISMO.
A Teologia Cristã e o Fetichismo
“A minha graça te basta”
Um dos perigos que tem sido colocado dentro das ditas Igrejas Neo Pentecostais é a questão do fetichismo. De acordo com os melhores dicionários da língua portuguesa, fetichismo vem do francês fetiche – originalmente palavra usada com conotação sexual, significa atribuir a objetos poderes sobrenaturais.
Quando vemos na TV, a oração com água, levar sabonete para ungir, rosa ungida, soube agora que estavam vendendo meias de um “apóstolo”. Lamentável! O que estão fazendo com a fé cristã, o que estão fazendo com a Bíblia. Desculpem minha indignação , mas rasgaram a Bíblia, e o pior é que milhares seguem esta religiosidade, bem distante do cristianismo.

Quando era seminarista no Seminário Batista do Sul, tive um professor que falava: “ Quem acredita em tudo não acredita em nada”. A grande questão por trás desses movimentos é que são sazonais, hoje é o bispo fulano, amanhã o apóstolo tal, depois o "patriarca tal" ...acho que vão inventar a figura de ser vivente, e até de semi deus(perdoem-me o sarcasmo).
O grande perigo é pensarmos que as pessoas estão sendo levadas a Cristo, pensarmos que está havendo um grande movimento de evangelização, só que a Bíblia é pouco explicada e a hermenêutica é extremamente tendenciosa. Manipulam a Palavra, que pecado!
Estamos correndo um grande perigo, pois se muitos hoje acreditam em tudo, após algum tempo -caso não tenham um encontro real com Cristo; não vão acreditar em nada. Corremos um perigo de invés de evangelização estarmos vendo um processo de desevangelização – pessoas em busca de curas e bençãos , que ao sofrerem alguma decepção terem aversão a Igreja e a pregação.
Igreja fiel do Senhor que tem como base : só a graça, só a fé , só Cristo e só a Escritura, precisamos agir buscando estes e estar atento, pois quem acredita em tudo não acredita em nada.
Marcelo Vale
domingo, 5 de fevereiro de 2017
PSICOPATIA E RELIGIÃO ( No final uma entrevista com a Dra. Ana Beatriz B S. autora de "Mentes Perigosas.")
PSICOPATIA.
A psicopatia é um dos grandes desafios da sociedade contemporânea, pois de difícil detecção, acomete 1 entre cada 25 pessoas. Se antes a população era bem menor, hoje com o aumento populacional gerou-se o aumento da incidência deste transtorno. Abordar este assunto é por demais importante, pois todos nós nos relacionamos com este tipo de pessoa, contudo pode ser um psicopata sem ser um serial killer, ou um assassino. Ele pode estar na escola, na academia, na Igreja...


Os psicopatas se encontram em todos os lugares, nas religiões, na ciência, no judiciário, na medicina... Escrevo este texto com muita responsabilidade, pois alguns , convivem e se relacionam com psicopatas sem saber. É difícil identificá-los, contudo é importante, para não colocar a sua vida em mãos de pessoas insensíveis e manipuladoras. Lembrando sempre que são encantadoras e brilhantes, mas totalmente insensíveis-ocas!
Como identificar um psicopata :
1- São pessoas envolventes, encantadoras e falam o que o seu interlocutor quer ouvir;
2- Emoções superficiais e teatrais, extremamente egocêntricos;
3- Ausência de empatia com outras pessoas, e de remorso e culpa;
5- Incapacidade de reconhecer culpas ou se responsabilizar pelo que fez;
6- Inteligência acima da média e manipuladora;
7- Baixa tolerância a frustração, ficando extremamente agressivo;
8- Sente prazer em maltratar animais;
9- Atitude franca de desrespeito por normas e leis.
Um psicopata, vai se aproximar da sua vítima, vai envolvê-la, e gradualmente conquistando a sua confiança. Lentamente a vai isolando, sozinha é mais fácil manipular, e vai sugando tudo dela, quando a esvaziou, seja material ou psicologicamente, a abandona. Gosto muito da comparação com o vampiro, suga a vida através do sangue.
Lembremo-nos que fé, não é burrice, nem cegueira! Fiquemos atentos, pois estão em todos os lugares., inclusive nos púlpitos! Tomemos cuidado, mas não tenhamos medo de viver e de se relacionar! Vivamos e conheçamos pessoas saudáveis, e tenhamos sempre senso crítico: "Vigiar e orar!"
* Marcelo Vale- Professor de Letras - Português Literatura; Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com cursos de extensão em Psicanálise e Política, Planejamento Estratégico etc.
* Monique Martinez- Professora de Letras- Português Literatura; Mestrado em Gestão, Diretora Geral do Ciep 272 do Estado do Rio de Janeiro.
Entrevista com a Dra. Ana Beatriz B S. autora do livro "Mentes Perigosas.")
O BRASIL EM GUERRA!
GUERRA CIVIL
Diariamente somos invadidos por notícias de violência! É o fechamento da Linha Vermelha no Rio de Janeiro por causa de tiroteios, é o assassinato de jovens em São Paulo, é a violência contra a mulher no Ceará! A brutalidade nos invade gerando uma sensação de impotência e de medo, de viver em um país onde o assassinato tornou-se algo comum. Embora a violência esteja alastrada em nossa nação, resultado de um Estado que deveria cuidar dos seus cidadãos e o que faz é os espoliar, mas neste texto quero focalizar sobre o crime organizado nas principais capitais do país, com domínios de territórios, fonte de custeio, armas de guerra e soldados prontos para o confronto.

Não acredito que armas, drogas, munição cheguem aos pontos mais distantes do país, por simples incompetência dos órgãos de controle, mas sim resultado de uma rede de corrupção que atinge os diversos setores do Estado e nos diversos níveis de poder. A violência tem endereço, rastreando o dinheiro e o bloqueando, inibiria muito a compra de armas e drogas, diminuindo o poder de fogo destes terroristas, que chamamos de bandidos.

O BRASIL ESTÁ EM GUERRA E OS PODERES CONSTITUÍDOS FICAM DISCUTINDO "O SEXO DOS ANJOS" AO INVÉS DE ELABORAR UM PROJETO DE SEGURANÇA NACIONAL COM LEIS DE GUERRA, COM PROJETOS PARA SALVAGUARDAR A POPULAÇÃO REFÉM DESTA LUTA.
Somos uma nação maravilhosa, com um povo bom que está sendo ultrajado em sua identidade e em sua liberdade, precisamos parar de hipocrisia e declarar: "ESTAMOS EM GUERRA!"
Marcelo Vale e Monique Martinez
* Marcelo Vale- Professor de Letras - Português Literatura;
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com cursos de extensão em Psicanálise e Política, Planejamento Estratégico etc.
* Monique Martinez- Professora de Letras- Português Literatura; Mestrado em Gestão, Diretora Geral do Ciep 272 do Estado do Rio de Janeiro.
* Monique Martinez- Professora de Letras- Português Literatura; Mestrado em Gestão, Diretora Geral do Ciep 272 do Estado do Rio de Janeiro.
BIBLIOGRAFIA ( Fontes utilizadas e indicação para leitura)
- http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/o-homem-cordial-na-formacao-brasil.htm- Faz uma análise do Conceito de homem Cordial a partir do livro " Raízes do Brasil."
- http://fjm.ikhon.com.br/proton/imagemprocesso/2013/07/EC3ED65F077EA3F500E4%7Dh_s_b_de_rz_br.pdf - Livro "Raízes do Brasil" em PDF de Sérgio Buarque de Holanda
- http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0392_0073_02.pdf - Artigo para o curso de Mestrado por: CRIMINALIDADE E VIOLÊNCIA NO BRASIL- Elisa R. Guirardi , Friedhilde M. K. Manolescu Universidade do Vale do Paraíba, Brasil/Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento, Curso de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional.
Assinar:
Postagens (Atom)