TEOLOGIA DIALOGANDO COM AS DEMAIS CIÊNCIAS.
Vivemos uma época tão estranha dentro da Igreja, que quando se fala de teologia, muitos líderes retrucam que : "Na minha Igreja não tem teologia , mas o Espírito Santo falando diretamente com o homem, teologia afasta o homem da verdadeira espiritualidade!?" Permita-me chamar de "santa ignorância"! O Deus a quem amamos e servimos é um ser inteligente e quando nos criou dotou-nos desta faculdade- imago Dei; pensar e refletir, seja no caminho da teologia sistemática ou da exegese, buscar um aprofundamento na grandeza da Palavra e no nosso Senhor. A fé cristã não é irracional, transcende o racional, é inteligente, importante pesquisar e se aprofundar sempre!
Um grave perigo que uma ciência- considero a teologia uma ciência; possui é tentar explicar tudo dentro do seu âmbito de estudo, o que é impossível. É necessário um diálogo com as várias áreas do conhecimento humano- psicologia, neurologia, linguística, história, arqueologia, psiquiatria, física quântica etc. A teologia e o arcabouço de conhecimento que a Igreja possui, precisa ser lida, e relida a partir de conhecimentos novos que o homem descobriu. Nunca modificar a Palavra, mas reler, ter novas compreensões da espiritualidade e das Escrituras.
Na Idade Média atribuía-se a epilepsia a possessão demoníaca, hoje sabe-se que usando determinado medicamento a pessoa não tem convulsão- aprisionou-se o diabo com remédio?! Certamente que não! Nem tudo é fruto do mal, mas também resultado de problemas orgânicos! Se a origem do problema orgânico é o afastamento do homem com o seu Criador, neste caso entramos em outra discussão, que precisa de aprofundamento racional...
Um líder religioso, precisa de além de muita espiritualidade, mas de um conhecimento amplo, onde possa cada vez mais compreender a ação do nosso Deus Soberano, na sua criação e principalmente no comportamento humano e no seu ambiente.
Não é mais admissível que o irracionalismo medieval seja a maioria da Igreja no Brasil e em outros países, a fé tem o seu lado inteligente, que leva o homem a liberdade, a paz e a felicidade.
"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oseias 6:3
Marcelo Vale e Monique Martinez
Nenhum comentário:
Postar um comentário