Translate

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A CEGUEIRA DE MUITOS CRENTES!

CEGUEIRA ESPIRITUAL



A auto-crítica é um dos pré-requisitos para o crescimento espiritual. Algumas pessoas quando assumem funções de destaque nas suas igrejas, em virtude da busca de fazer o melhor no corpo de Cristo , se esquecem da sua devoção diária e de uma auto-análise também constante.

"Vigiai e orai para que não entreis em tentação." Mt 26:41

O perigo é real! A vida eclesiástica é fascinante, pois a pessoa vê o Senhor a usando poderosamente, palavras saem da sua boca, como um turbilhão de conhecimento e coerência, vidas se rendem aos pés do Senhor, muitos são edificados. É neste momento que devemos ter mais cuidado, pois diante da manifestação do poder de Deus através do líder, pode se perder o foco. Os perigos que podem acontecer:
  1.  Ativismo- a pessoa fica tão envolvida por mensagens, visitas, testemunhos, cultos...   que não tem tempo mais para a família e para si. No início tudo é novidade, mas depois de um tempo acontece o esfriamento da fé, e a rotina como algo terrível na vida espiritual.
  2. Vaidade- se acha o melhor, o instrumento de Deus, o que sabe a Palavra, o que tem o dom de cura etc... quem assim age, fica cego pelo poder e também pela ganância-"Síndrome de Satanás".
  3. Extremamente piedoso- começa a ter uma visão de que tudo ou é manifestação de Deus  ou do mal, esquecendo-se que o homem é responsável pela maioria das ações que acontecem. Nem tudo é manifestação sobrenatural, mas natural e humana. Quem assim procede perde o foco do trabalho que tem com as pessoas (humanas).

Poderia falar de muitas vertentes de cegueira dentro da obra da igreja, mas creio que estas três nos fazem repensar a nossa trajetória e tomar cuidado com o que fazemos, deixamos de fazer e impedimos que façam. Somos chamados para levar a Boa Nova de Salvação para todos, sem um ativismo exagerado-  não tendo tempo para o que é essencial , nossa família e nossa vida espiritual. Não podemos permitir que a vaidade nos cegue, impedindo uma maior atuação do Senhor e nos tornando escravos do poder e da riqueza. nem uma postura extremamente piedosa nos alienando do mundo em que fomos colocados como sal e luz da terra.

Vivamos em sintonia com o Senhor, tendo conhecimento do mundo em que habitamos e amando a todos.

Marcelo Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário