Translate

sábado, 4 de fevereiro de 2017

TRANSFORMANDO SENTIMENTOS E IMPRESSÕES INCONSCIENTES!

MODIFICANDO O MAIS PROFUNDO DO SER.


"Porque a Palavra de Deus, é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra, ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir pensamentos e propósitos do coração" Hb 4,12



Um dos grandes problemas que temos na sociedade moderna são os traumas e marcas interiores, pessoas que deveriam ter sido amadas e cuidadas na infância, contudo sofreram maus tratos e um profundo desamor, gerando-lhes sequelas na personalidade que vão marcar pelo resto de suas vidas. Muitos por causa do que passaram, seja com os seus pais, parentes, professores, lideres religiosos, tornaram-se pessoas com a auto-estima muito baixa, com traumas que sendo guardadas no inconsciente as infelicitam, gerando depressão, pensamentos mórbidos ou comportamentos compulsivos, vício em sexo, álcool, drogas etc. 

No séc XX, Sigmundo Freud 1, descobriu que existe uma parte dentro de nós chamado, o inconsciente, é nele que são armazenados pensamentos, sentimentos e imagens de situações, sejam felizes ou infelizes, e por estar guardada em uma área que não temos acesso se manifestam em comportamentos que fogem ao nosso controle- pulsões, obsessões, recalques, transferências etc. Muitos são prisioneiros de si , de suas lembranças de suas dores! 



Freud descobriu, através da associação livre de idéias e dos sonhos 2, que se podia mostrar faces profundas do ser, e que cabia ao analista interpretar estes fatores inconscientes e ajudá-lo no processo de cura, algo louvável para a humanidade, pois sabia-se pouco sobre ferramentas para libertar das amarras do passado em seu interior! 

O que proponho, sem negligenciar os avanços da psicanálise e da psiquiatria, é se debruçar sobre a Palavra de Deus e entender que ela consegue transformar pensamentos e sentimentos.

Os versículos iniciais deste texto falam da Palavra de Deus como espada que penetra. Importante é abordar que a Palavra não é um livro deixado em um canto empoeirado, mas viva, onde Deus fala, e eu ouço, e os meus pensamento e sentimentos reagem à manifestação do Senhor. Não é um livro "mágico", mas um livro vivo!

Diferentemente da concepção da psicanálise em que tenho que colocar para fora impressões subjetivas, o que o texto bíblico propõe, é a Palavra entrar; "e penetra até a divisão da alma (psiques) e do espírito (pneumatos)"3, ou seja para a Palavra-Kerygma, fazer efeito ela tem que penetrar no ser através do estudo, da meditação e da abertura espiritual para Deus agir.  Ela entra no ser! Só o Criador conhece quem criou, e ele tem condições de curar o que está ferido e marcado!

Não estou propondo que se a pessoa usa medicamentos ou faça uso da psicanálise como mais um recurso, pare de usar e fazer, mas que busque através da Palavra meditada e compreendida, a ferramenta maior de sua libertação interior. Lembremo-nos não existe nada maior que o amor de Deus e ele te criou para que fosse livre e feliz, busque através desta compreensão do Pai uma ponte para a sua cura interior.

Um abraço 

Marcelo Vale e Monique Martinez

* Marcelo Vale- Professor de Letras - Português Literatura; 
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com cursos de extensão em Psicanálise e Política, Planejamento Estratégico etc.

* Monique Martinez- Professora de Letras- Português Literatura; Mestrado em Gestão, Diretora Geral do Ciep 272 do Estado do Rio de Janeiro.

BIBLIOGRAFIA;
  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud - Site da Wikipédia que fala sobre a vida e obra de Sigmund Freud.
  2. https://psicologado.com/abordagens/psicanalise/o-metodo-da-associacao-livre - Site que aborda a associação livre de idéias.
  3. http://biblehub.com/whdc/hebrews/4.htm -Site que faz uma análise gramátical e sintática do grego e do hebraico, com comentários exegéticos.
  4. https://www.bibliaonline.com.br/ -Bíblia online


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário