ESTADO DE BARBÁRIE!
Faço esta postagem extremamente preocupado com o que está acontecendo com o estado do Espírito Santo, pois o que estamos vendo é uma total falta de leis e controle social, pessoas que normalmente teriam um comportamento tranquilo, agora, diante da oportunidade, participando de saques e arrastões! Barbárie! E pela característica do povo brasileiro- mimetismo; existem condições esta situação se alastrar pelo Brasil, comprometendo a soberania nacional!
O que aconteceu com o nosso povo para chegarmos a este ponto?! Temos alguns fatores:
- Um dos princípios para se ter uma sociedade é o pacto social, tão estudado pelos pensadores do nosso país, em Hobbes, Locke e Rousseau. Todos eles, independente de como o pacto atuaria, e de que forma, concordavam que o princípio fundamental para existir uma sociedade é o "RESPEITO À VIDA!" Isto não está acontecendo no Brasil há décadas, mata-se mais do que em guerras. São tantos assassinatos que a polícia não tem condições de fazer uma apuração mais consistente, levando a uma sensação de impunidade!
- A falta de estruturas mínimas para uma vida segura e tranquila em sociedade. A população mais pobre- a maioria, pois a mais rica paga por tudo isto- não tem uma saúde mínima, faz exames e morre sem saber o que se tem, não tem uma habitação digna, em que possa guardar a proteger a sua família, as forças de segurança- polícias e guardas municipais; são extremamente truculentas com a população mais pobre onde direitos mínimos não são respeitados- invadem casas, fazem revistas sem autorização judicial e se alguém reclama é agredido e preso; atiram em meio a multidão, se atingir um inocente, foi uma vítima acidental, a famosa bala perdida. O Estado age como Moloc, como descreveu muito bem Leonardo Boff 1- demônio amonita que devorava crianças; que devora os seus filhos! O ESTADO BRASILEIRO DEVORA OS SEUS FILHOS!
- Desemprego em massa, a mídia coloca como 12 milhões, acredito que chegamos a 15 ou 17 milhões ou mais de pessoas desempregadas, aumentando a pressão social, já dizia minha avó- "Casa que não tem pão, todos brigam e ninguém tem razão!"
- Por termos uma educação informativa 2 e não formadora, Não foi gerado a reprodução simbólica- de valores, de símbolos, de culturas; criando uma população sem pátria, sem amor, sem valores internalizados. Com isto a ética é a de ocasião, onde " a oportunidade faz o ladrão", quando não se tem valores internalizados tudo se pode fazer, e não há culpas nem freios psicológicos, pois não há parâmetros de comparação internos.
- A grave crise política do País. Os políticos profissionais, vivem numa ilha da fantasia, tratando de temas que sempre tem interesses políticos ou de capital por trás, o povo é visto como massa de manobra, para legitimar as decisões. Não é um governo do povo, nem para o povo nem pelo povo, o que fala mais alto- por ele não ter esclarecimento político e cultural; é o dinheiro. Um povo escravizado em suas consciências! Com isto roubam, mentem, matam, pelo poder! Quando existe um descompasso entre as necessidades do povo e os seus dirigentes, acontece como na Revolução Francesa, quando diante do Palácio de Versalhes o povo tentava invadir e Maria Antonieta perguntou o que eles queriam, e uma de suas criadas respondeu que queriam pão e ela numa total alienação respondeu: "dê-lhes brioches!" Custou a cabeça da corte Francesa!
Não desejava ser alarmista, mas diante de fatos tão graves como estamos vendo no Espírito Santo, que tem risco de se espalhar pelo país, precisava fazer estas colocações. Contudo, o que fazer?
- Convocação imediata dos oficiais superiores da Polícia Militar para colocarem as tropas nas ruas e terminarem o aquartelamento sob pena de serem julgados de acordo com o Código Penal Militar:
Motim.
Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados:
I – agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la;
II – recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando
violência;
III - assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em
comum, contra superior;
IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou
dependência de qualquer deles, hangar, aeródromo ou aeronave, navio ou viatura militar, o
utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ação militar, ou
prática de violência, em desobediência a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da
disciplina militar:
Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito), com aumento de 1/3 (um terço) para os cabeças.
Revolta.
Parágrafo único. Se os agentes estavam armados:
Pena – reclusão, de 8 (oito) a 20 (vinte) anos, com aumento de 1/3 para os cabeças.

- Enviar um projeto de Lei do Executivo Estadual acabando com a estabilidade do militares da Polícia Militar.
- Convocação dos reservistas do Espírito Santo de 2015 e 2016 para se apresentarem nas unidades que serviram, preparação mínima de 3 dias para se ambientarem as novas atribuições sempre sob a supervisão de um oficial ou sargento.
- Após aprovada o término da estabilidade de emprego dos militares da PM , exoneração de todos da Polícia Militar, prisão dos oficiais, indiciamento de todos os policiais militares de acordo com o Código Penal Militar.
- Colocação dos reservistas para patrulhamento das ruas, sempre sob a supervisão de um oficial ou sargento, para coibir o vandalismo e a violência, concomitantemente ter cursos de capacitação.
- Posteriormente após o término da ameaça iminente, fazer a seleção através do curso que fizerem, só os melhores ficam!
Esta é uma proposta de ação , diante de tanta desfaçatez e crise! A situação do Espírito Santo mostra como está o nosso país, precisamos agir rápido, caso contrário, poderemos ser uma nova Síria!
Marcelo Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário