Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

FÉ E CIÊNCIA.

NÃO EXISTE ANTAGONISMO ENTRE FÉ E CIÊNCIA!


Gosto muito dos livros de Humberto Eco, pois além de um escritor muito bom, nos faz ver que nem tudo é o que aparenta, característica de um bom semiologista- ciência que estuda os símbolos. Quando li "O Nome da Rosa" fiquei me indagando porque este nome para um texto que abordava a Idade Média, assassinatos e uma biblioteca dentro de um mosteiro. E pesquisando descobri que a rosa era a biblioteca 1 dentro do mosteiro, ou seja, este livro mostra a luta entre uma fé irracional versus o conhecimento. A fé ou religiosidade cega- interessante que a pessoa que se intitula protetora da sã doutrina é cega no livro; não é a fé salvadora, pois esta é tolerante e inabalável. Muitos objetarão que a fé sempre é libertadora e expressão maior do contato que o homem tem com Deus, e discordando vou aos compêndios teológicos que mostram que a fé pode ter várias roupagens:
  1. "Fé histórica:- Expressa a idéia de que esta fé aceita as verdades das Escrituras como uma pessoa poderia aceitar um relato histórico. Esta fé pode ser resultado da tradição, da educação, da opinião pública. Pode ser muito ortodoxa e escriturística, mas não está arraigada no coração. É uma fides humana e não uma fides divina;
  2. Fé miraculosa- "A fé miraculosa , é a persuasão produzida na mente da pessoa de que um milagre será realizado por ela ou em favor dela;
  3. Fé temporal- É chamada de fé temporária porque não se mantem nos dias de provação e perseguição. Os que possuem esta fé , usualmente acreditam que tem a fé verdadeira. Talvez pudéssemos chama-la de fé imaginária, aparentemente genuína, mas de caráter evanescente;
  4. Verdadeira fé salvadora- Tem sua sede no coração e suas raízes na vida regenerada. Esta fé não é primeiramente uma atividade humana, mas produzida por Deus no coração do pecador. "(Teologia Sistemática de Louis Berkhof p 497-499 2)
A fé salvadora é sólida, misericordiosa, inteligente e não irracional e olha para os avanços científicos, não com o radicalismo de demonizar tudo, mas de apreciar e reter o que é bom, nunca negando a verdade ou a ciência. 

A luta entre a irracionalidade que chamavam de fé e o conhecimento humano é tema recorrente seja no livro de Humberto Eco -" O Nome da Rosa", e outros escritos. Em nome da fé mataram-se bruxas , por simplesmente terem uma conduta pessoal ou conhecimento de ervas- fármaco; que a maioria não possuía. Obrigaram o homem a se curvar diante de posições como a Terra centro do Universo, embora muitos cientistas soubessem que o sol é o centro do sistema e o nosso planeta gira em torno dele. 
Fé não é sinônimo de ignorância nem de irracionalidade. Negar descobertas arqueológicas, descobertas do cérebro humano, da física quântica, colocando como fruto do pecado e do mal é agir
como a Igreja na Idade Média- irracional, cruel, manipuladora e mentirosa.

Não devemos ter medo do que já descobrimos e vamos descobrir. A Bíblia continua tendo a Palavra de Deus e vai continuar a transformar vidas e corações, o que vamos ter é uma fé mais lógica em que os homens podem ler, entender, adorando a um Deus que tudo criou, que fez com tanto esmero, amor e que ainda temos muito a descortinar. "Sola fides- credum ut intelegum." A DEUS TODA GLÓRIA!

Marcelo Vale

Coloquei o filme completo "O Nome da Rosa" para quem ainda não o conhece. Vale a pena!




BIBLIOGRAFIA

  1. http://magisterandre.blogspot.com.br/2012/02/resumo-do-livro-o-nome-da-rosa.html - Site que analisa o porquê de chamar o livro: "O Nome da Rosa."
  2. http://www.iglesiareformada.com/BerkhofTeologiaSistematica.pdf - Teologia Sistemática de Louis Berkhof em PDF.
  3. https://www.youtube.com/watch?v=0pkxwsNat4Y- Filme completo "O Nome da Rosa."
  4. https://universobh.files.wordpress.com/2013/01/o-nome-da-rosa.pdf - Livro "O Nome da Rosa" em PDF.
  5. http://www.pucpr.br/arquivosUpload/1237436911336151755.pdf - Sete ensaios realizados pela PUC do Paraná sobre Ciência e Fé, textos acadêmicos muito bons para pesquisas e reflexões.







Nenhum comentário:

Postar um comentário