PSICOPATIA.
A psicopatia é um dos grandes desafios da sociedade contemporânea, pois de difícil detecção, acomete 1 entre cada 25 pessoas. Se antes a população era bem menor, hoje com o aumento populacional gerou-se o aumento da incidência deste transtorno. Abordar este assunto é por demais importante, pois todos nós nos relacionamos com este tipo de pessoa, contudo pode ser um psicopata sem ser um serial killer, ou um assassino. Ele pode estar na escola, na academia, na Igreja...


Os psicopatas se encontram em todos os lugares, nas religiões, na ciência, no judiciário, na medicina... Escrevo este texto com muita responsabilidade, pois alguns , convivem e se relacionam com psicopatas sem saber. É difícil identificá-los, contudo é importante, para não colocar a sua vida em mãos de pessoas insensíveis e manipuladoras. Lembrando sempre que são encantadoras e brilhantes, mas totalmente insensíveis-ocas!
Como identificar um psicopata :
1- São pessoas envolventes, encantadoras e falam o que o seu interlocutor quer ouvir;
2- Emoções superficiais e teatrais, extremamente egocêntricos;
3- Ausência de empatia com outras pessoas, e de remorso e culpa;
5- Incapacidade de reconhecer culpas ou se responsabilizar pelo que fez;
6- Inteligência acima da média e manipuladora;
7- Baixa tolerância a frustração, ficando extremamente agressivo;
8- Sente prazer em maltratar animais;
9- Atitude franca de desrespeito por normas e leis.
Um psicopata, vai se aproximar da sua vítima, vai envolvê-la, e gradualmente conquistando a sua confiança. Lentamente a vai isolando, sozinha é mais fácil manipular, e vai sugando tudo dela, quando a esvaziou, seja material ou psicologicamente, a abandona. Gosto muito da comparação com o vampiro, suga a vida através do sangue.
Lembremo-nos que fé, não é burrice, nem cegueira! Fiquemos atentos, pois estão em todos os lugares., inclusive nos púlpitos! Tomemos cuidado, mas não tenhamos medo de viver e de se relacionar! Vivamos e conheçamos pessoas saudáveis, e tenhamos sempre senso crítico: "Vigiar e orar!"
* Marcelo Vale- Professor de Letras - Português Literatura; Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, com cursos de extensão em Psicanálise e Política, Planejamento Estratégico etc.
* Monique Martinez- Professora de Letras- Português Literatura; Mestrado em Gestão, Diretora Geral do Ciep 272 do Estado do Rio de Janeiro.
Entrevista com a Dra. Ana Beatriz B S. autora do livro "Mentes Perigosas.")
Nenhum comentário:
Postar um comentário