Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

AUTO-SABOTAGEM

AUTO-SABOTAGEM



A questão da auto-estima é algo muito sério, fruto de uma infância de desvalorização e repressão, isto fica marcado no inconsciente da pessoa e esta se comporta a partir destes marcos impressos em sua personalidade. Acha-se sem condições de conseguir aquele relacionamento satisfatório e só se envolve com pessoas erradas, que as fazem sofrer, a famosa dedo podre. Quando lhe oferecem um cargo de chefia ou liderança, se acha incapaz de assumir determinada função; "É muito para mim, não vou conseguir!" Pensa consigo! 

As experiências negativas, só vão reforçando a sua baixa auto-estima, pois nada dá certo, atribui a alguma "maldição hereditária", como se houvesse alguma coisa superior ao grande amor de Deus, ou a uma perseguição do mal. O que existe é que o pior inimigo que ela tem é ela mesma. A pessoa se sabota, cria mecanismos mentais para dar sempre errado as suas escolhas! Devemos ter consciência que o mal se aproveita disto, para cada vez mais detonar quem assim se comporta.

O ciclo poderia ser colocado desta forma; 
  • Escolha - seja trabalho, amizade, ou amor, vai estar condicionado a sua auto-estima. Quem se auto- sabota vai escolher pessoas ou situações que podem lhe desapontar, para cada vez mais reforçar sua auto-imagem negativa;
  • Expectativa- sentimentos e emoções envolvidas com a situação escolhida;
  • Frustração- por algum motivo criado pela pessoa ou fruto da escolha errada, a expectativa é frustrada e vem a decepção;
  • Tristeza - por ter dado errado mais uma vez, a dor é profunda. O choro, a ansiedade, a comilança- forma de compensação; vem;
  • Raiva- por ter dado errado;
  • Culpar o outro e sentimento de vingança.
A grande questão além de identificar estes pontos de auto-sabotagem é como parar este ciclo maldito?!


É importante ter em mente que a pessoa não nasceu assim , mas se tornou, quem deveria valorizá-la não o fez gerando uma auto-imagem ruim, tendo esta consciência , começar a trabalhar a auto-estima. Quando fizer alguma escolha analisar com cuidado para ver se é algo bom; segundo- lutar para conquistar, não fomos criados por Deus para sermos derrotados por nós mesmos; terceiro- saber que as pessoas são falhas, e que podem errar e nos decepcionar, não exagerar nas expectativas; quarto- buscar em Deus e na sua Palavra orientação e apoio, pedir ao Pai para te transformar, quinto- sair vitoriosa.


O homem é um ser em transformação, e o Espírito Santo modifica em nós o que tiver de ser modificado, se você se encaixou neste perfil de auto-sabotagem, peça ao Pai para te transformar, para retirar tudo aquilo que te impede de ser feliz. 

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ( NVI Rom 12:2)

Só em Deus é possível mudar referências psicológicas e de sentimentos, e assim experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Seja feliz!

Pr Marcelo Vale

Grupo - Além do Véu, Música : Nasci pra Vencer!








Um comentário: